Mais ataques ao veganismo: Em defesa judicial, Habib’s acusa influencers veganos de mentirem sobre seus produtos

plant based

No início do ano, a @ong.animais.importam ajuizou uma ação civil pública contra  a gigantesca rede de fast food @habibsoficial. A motivação veio após a rede lesar milhares de consumidores com a enganosa linha “Plant Based” ( feito de plantas) que havia adicionado ao cardápio. Apesar de usar um termo amplamente reconhecido no veganismo para alimentos 100% vegetais, os produtos da linha continham  leite e ovos.

Em sua defesa, no processo 1185703-75.2023.8.26.0100, a empresa jogou toda culpa do “mal entendido” e da desinformação nas costas de vários influenciadores veganos. No processo, continha em anexo aos autos mensagens inclusive enviadas a eles. Matheus Rocha (@vegrocha), Rafael Nereu (@vegnereu), Flavio Giusti (@vegetarirango) e Fábio Chaves (@fabiochaves),  foram alguns que a empresa citou em seus seus anexos.

Em sua defesa judicial, o Habib’s tentou se eximir de responsabilidade, afirmando que as informações equivocadas partiram dos influenciadores, que interpretaram incorretamente a campanha e propagaram informações falsas sobre os produtos.

No item 36 de sua defesa, a empresa alega ter adotado medidas para corrigir as informações assim que notou a confusão, contando os citados influencers. Em seguida, no item 72, ela já afirma que não há evidências concretas de que a desinformação tenha causado danos significativos. 

Mas a realidade é outra. Apresentada com um termo usado para se referir a produtos #plantbased, a linha de produtos induz os consumidores a acreditar que seriam opções veganas ou 100% vegetais. Depois da caótica ação comercial, a empresa retirou todas opções que nunca foram “plant based” do cardápio. Apenas o CONAR, recebeu mais de 50 denúncias de consumidores lesados pelas informações erradas praticadas pela empresa.

A ong pede em juízo a reparação no valor de 5 milhões reais por danos morais coletivos, e que o montante seja destinado a campanhas de informação e esclarecimento sobre veganismo e dietas plant based.

Compartilhe: