O governador bolsonarista do estado do #Paraná, @ratinho_junior do partido @psdnacional55, abriu um procedimento licitatório, por meio do pregão eletrônico PE-38/2025 e investimento estimado em R$ 5,5 milhões, para a compra de cães que atuarão nas polícias do estado.
A intenção é adquirir 93 animais, incluindo pastor alemão, pastor belga, labrador, entre outras raças com idades entre 3 e 36 meses. Além disso, os cães deverão desempenhar funções como: detecção de manchas de sangue humano; farejamento de entorpecentes, armas e munições; busca de cadáveres humanos e proteção policial.
A princípio, o edital ainda prevê a aquisição de animais vindos de outros países. Dessa maneira, aumentando substancialmente o risco de morte no transporte.
A justificativa do governador para essa absurda contratação é a “aposentadoria” dos cães que já atuam há anos. Mas não é coincidência que, um dia antes, o Batalhão de Polícia de Choque da PM-PR também tenha lançado um edital para a compra de blindados lançadores de água.
O Paraná tem um histórico violento contra professores. Recentemente, o governo tentou terceirizar a gestão das escolas de maneira irregular e antidemocrática. Com isso, gerou uma grande revolta na categoria. Este caso aconteceu a poucos meses do marco de 10 anos da Batalha do Centro Cívico. Durante esse período, os policiais usavam cavalos e cães contra professores que protestavam por melhores salários.
A @ong.animais.importam ajuizará, nos próximos dias, ação civil pública contra o governo do Paraná para suspender imediatamente esse procedimento licitatório, visto o flagrante maus-tratos infligidos aos animais explorados nessas atividades. Em 2025, um gorverno ainda perpetuar essa prática bárbara, apenas evidencia sua insensibilidade. Além disso, também demonstra sua obsolescência e incompetência na gestão da segurança pública de um estado da relevância do Paraná.