Direita e extrema direita cooptam pauta animal para eleger candidatos contra os animais

animal

Um levantamento recente  elaborado pelo jornal @folhadespaulo, sobre as eleições municipais de 2024, mostrou que partidos de direita têm mais que o dobro de candidatos com nomes ligados à causa animal do que os de esquerda. 

Como a direita brasileira vem cooptando a bandeira da causa animal para ganhar terreno nas urnas.

Normalmente, esses candidatos se valem de campanhas e pré campanhas usando vídeos sensacionalistas, de  casos de resgates e confronto com os supostos abusadores de animais. Esses vídeos geram engajamento e seguidores nas redes. O destino desses animais “resgatados” é, muitas vezes, incerto ou acabam ficando na responsabilidade de alguma protetora pobre que já cuida de dezenas de animais. 

Usualmente, estes candidatos optam pelos partidos de direita e extrema direita, onde recebem milhares de reais via fundo eleitoral. Além disso, contam com uma votação expressiva por causa da temática da proteção animal, puxam dezenas de outros candidatos que atuam diariamente na exploração destes.

Essa foi uma das razões que fez a ativista @luisamell desistir da disputa a vereadora na cidade de #SãoPaulo, uma vez que estava filiada ao @uniaobrasil44, um dos piores partidos brasileiros quando o assunto é meio ambiente, assim como os partidos @republicanos10, @plnacional22, @progressistas e @mdb_nacional que engrossam a lista dos piores partidos.

Estes partidos são compostos, em sua maioria, de candidatos negacionistas da crise climática, apoiadores de rodeios e vaquejadas. Esses candidatos também costumam apoiar a criação e consumo de animais, caça, e intervenção mínima estatal na regulação da sociedade. Essa não regulação interfere principalmente na internet, que tem se tornado palco para práticas criminosas com animais. Um exemplo disso são as vendas desenfreadas de pets  e apologia aos maus tratos.

Por isso,  na hora do voto, antes mesmo de escolher seu protetor/ativista pelos animais, escolha o partido, assim a chance de termos mais ruralistas e abusadores de animais entrando de carona nas casas legislativas diminui drasticamente.

 

capa por : @crisvector

Compartilhe: